curso de filosofia e Psicanálise



 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E PSICANÁLISE


ALUNANDAS:
Beraldina Aparecida Rodrigues Souza
Gessiedna Pereira de Souza Silva
Ieda Mardgan Games
Raquel Gava Filqueiras

TUTORA:
Adriana Sampaio

 O que são Redes Sociais na Internet?

A medida que se comunica e se relaciona, o homem vai se constituindo um ser social e, automaticamente vai ampliando suas formas de comunicação e interação com o  outro.
No mundo contemporâneo, é fundamental destacar que o ser humano encontra-se diretamente ligado as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), o que o insere  na cultura digital, ampliando assim seu contato direto com o mundo, tornando-o um ser conectado. E, uma das grandes formas de conexão, são as redes sociais, que possibilitam ao homem, uma exposição pessoal, publicando um perfil de si mesmo, que será partilhado por todos que tiverem acesso a este  meio de comunicação.
Destaca-se que, se usadas com responsabilidade e respeito, essas redes trazem benefícios para a vida do ser humano, tais como: oportunidades de cursos e empregos, manter ou rever amigos a distância, viabilizar informações a curto prazo, sendo contudo, um poderoso instrumento de comunicação.
Porém, o que pode ser um bem, se utilizado com irresponsabilidade e desrespeito ao outro, pode trazer sérios prejuízos ao homem, pois, a exposição possibilita a participação efetiva da intimidade de quem está conectado.
Outro ponto que merece atenção, é o fato de que , a medida que o homem se conecta, ele amplia sua rede de contato, ou seja, supre sua solidão social, porém,  aumenta sua solidão emocional,  tornando-se cada vez mais frio, solitário e vazio. Pois, o contato online não  proporciona o afeto, o carinho e o toque que são essenciais a vida do ser humano.
Contudo, destaca-se que o homem precisa usar a máquina, uma vez que ela faz parte do cotidiano, porém, ela não pode mais ocupar um lugar de destaque, onde  muitos se tornaram escravos desta ferramenta. É preciso voltar a essência, ou seja, a valorização da vida, das amizades sólidas e verdadeiras, que dão  sentido e encantamento a  existência.