quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um caso na filosofia : método sofista

Os sofistas, grandes mestres da retórica e da arte de persuasão: se julgavam detentores do conhecimento e faziam parte, de certa maneira, da elite da sociedade Ateniense. Eles vieram das regiões da Jônia e da Magna Grécia direto para o centro cultural do mundo, Atenas.
Os sofistas eram movidos pelo dinheiro, e transmitiam sua sabedoria a qualquer um que estivesse disposto a pagar o preço, uma espécie de professor remunerado ou pedagogo. Eles tinham um importante elemento comum com os filósofos naturais: eles também viam com olhos críticos a mitologia tradicional. Ao mesmo tempo, os sofistas simplesmente rejeitavam tudo o que consideravam especulações filosóficas desnecessárias e já mais buscavam a verdade, porém tinham respostas para todas as questões baseadas na retórica e na persuasão. Ao invés de questionar, sempre respondiam, usavam a teoria e orientavam aqueles que buscavam os seus ensinos para que os mesmo se sobressaíssem aos demais. O pensamento dos sofistas era inquestionável, não havia espaço para discussões ou debates a respeito das coisas. Para eles, ainda que houvesse respostas para muitas questões filosóficas, ninguém jamais seria capaz de encontrar respostas realmente definitivas para o mistério da natureza e do universo.
Então, resolveram, dedicar-se à questões do homem e de seu lugar, na sociedade. Eles ensinavam o máximo de virtudes possíveis, explicando a origem da sociedade, origem das leis, como se portar, a importância da educação, a importância dos exercícios físicos entre outras coisas. Usava uma linguagem mais moderna, desta forma, os sofistas eram especialistas em condicionar homens. De ensinar como eles deveriam se portar diante da sociedade e de como eles deveriam desenvolver sua vida social.
Sendo assim, podemos dizer que o método sofista ensinava: como a falar bem, como defender argumentos contrários pois, eles eram homens que tinham feito longas viagens e, por isso mesmo, tinham conhecido diferentes sistemas de governos, usos, costume e leis das cidades-estados, onde se consideravam sábios e rebatiam quaisquer argumentos de seus discipulos.
Pensando na forma de como ocorre o método sofista e a metodologia da EAD, podemos dizer que se distanciam uma da outra .Os sofistas eram inquestionáveis, não deixavam espaço para discussões ou debate a respeito das coisas. Na metodologia EAD, ocorre de forma oposta, nos levam a questinamentos, discussões e debates, no qual o conhecimento adquirido é compartilhado em grupo.

Polo: Cachoeiro de Itapemirim/ES. Agosto de 2010
Grupo: Beraldina Aparecida Rodrigues Souza
Gessiedna Pereira de Souza Silva
Iêda Mardgan Games
Raquel Gava Filgueiras
Disciplina: Metodologia em EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário