quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um caso na psicanálise

Se em Sócrates, a aprendizagem e a descoberta da verdade se da por meio da razão, que irá suscitar as lembranças, onde não se ensina e sim ,suscita dúvidas no interlocutor para que ele encontre as respostas com o saber que é inato, em Lacan esta aprendizagem se dá por meio do imaginário, por vezes através da linguagem , que se estrutura no inconsciente.
Sabemos que Sócrates nada deixou escrito para que a posteridade pudesse conhecer seu pensamento. O que se sabe a respeito dele vem de seus discípulos e admiradores, principalmente Platão. Sua “filosofia de vida” é o que estava escrito no Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. A partir daí, ele sempre confessava a própria ignorância: “Só sei que nada sei”.
Em seus diálogos, o reconhecimento da própria ignorância era parte essencial para se chegar à apreensão da Idéia e à construção dos conceitos.
A segunda etapa do método de Sócrates consiste na construção de conceitos novos a partir das cinzas dos antigos que foram destruídos. É a maiêutica. Esse nome é derivado e em homenagem à profissão de sua mãe, que era parteira. Sócrates queria exatamente isto: que a alma de seus discípulos parisse as ideias, posto que elas já estavam todas lá. Esse inatismo socrático se justifica na teoria da reminiscência, ou seja, aprender é você lembrar aquilo que você já sabe.
Daí, surge a crítica lacaniana em relação ao pensamento e a mestria socrática, considerando que Sócrates, no diálogo com o escravo, oferece um saber que ele não tinha condições de chegar sozinho, não permitindo ao escravo descobrir por si mesmo, ocupando então, o papel de professor que oferece um conhecimento num determinado momento.
Se buscarmos uma nova concepção de aprendizagem, quebrando o paradigma socrático onde, se utiliza o conhecimento racional para compreender os problemas do homem, destacamos que, em psicanálise, esta compreensão tem origem inconsciente - o sujeito. Onde, a partir do conceito de inconsciente estruturado como linguagem, também aponta para o lugar da subjetividade, da invenção.
Sob esse prisma, a psicanálise traz reflexões sobre posturas metodológicas para o processo e desenvolvimento da aprendizagem, pois, se em Sócrates buscava-se a descoberta da verdade por meio da razão, aqui, utiliza-se o imaginário e o simbólico, acreditando que a passagem da ignorância para o conhecimento depende diretamente do despertar do sujeito em relação a um conhecimento interligado a outros, que emergem a partir do momento em que o homem passa pelo processo da reminiscência.
Neste sentido, destaca-se que o pensamento é essencialmente inconsciente, onde em determinado tempo ou situação ele se manifesta mediante as formas de proceder do sujeito, não mais pela razão, mas sim, por meio de sonhos e atos falhos, que serão compreendidos por meio da análise. Tomando aqui, o lugar de mestre o inconsciente.
Mediante afirmação acima, destaca-se que tomando o inconsciente, o lugar de mestre, toda proposta lacaniana se fundamenta tendo como base o cartel, tendo como princípio a construção de pequenos grupos, fundamentando-se no desejo de cada um de seus participantes. O que une os membros de um cartel é terem interesse pela investigação de um tema comum onde, cada membro inclui seu pensamento, sendo todos aprendizes, prevalecendo o trabalho de orientação e não o saber estabelecido. Cada cartel se compõe de no mínimo três pessoas e no máximo cinco, sendo quatro a justa medida.
Desse modo, destaca-se que neste contexto não cabe a postura de um professor que irá transmitir um conhecimento e sim, orientar, aproximando-se assim da EAD, onde o desejo e o trabalho do aluno é o que mais importa, sendo o tutor, apenas uma pessoa que acompanha o processo de construção e desenvolvimento alcançado pelo próprio aluno que deve dar o máximo de si.
Contudo, neste novo cenário, afirma-se que a postura do mestre detentor e transmissor de conhecimentos e saberes, abre espaço para o professor/tutor que fundamenta seu trabalho na interação, na troca e na construção conjunta. Onde, com o surgimento das novas tecnologias da informação, ganharam novo impulso, fazendo aparecer novas formas e alternativas de geração e disseminação do conhecimento, trazendo possibilidades quase que inesgotáveis para a aprendizagem.

Polo: Cachoeiro de Itapemirim
Grupo: Beraldina Aparecida Rodrigues Souza
Gessiedna Pereira de Souza Silva
Ieda Mardgan Games
Raquel Gava Filgueiras



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