quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um caso na educação em EAD

A educação, é constantemente regada de métodos para adaptação do conhecimento humano.
Na história da educação, os estudiosos registravam vários meios de métodos para o melhor aprendizado.
Os primeiros questionamentos intervieram dos sofistas, após foi Sócrates.
Porém, observando e constatando as interferências do psicológico e da realidade vivenciada pelo individuo para o aprendizado, os filósofos e psicanalistas debatem outras idéias da assimilação do conhecimento e como praticar os conhecimentos enquanto cidadão.
Contudo, as críticas afetam os métodos aplicados anteriormente, ocasionando um novo método e assim, até hoje é comum descobrir um novo contexto de métodos a serem trabalhados no aprimoramento do aprendizado.
O filosofo Francês Jacques Ranciére propõem um método denominado como emancipação intelectual, criticando assim o método socrático e juntando suas idéias com o psicanalista Jacques Lacan.
Revelando a idéia de que o conhecimento renasça do próprio aluno, na vontade em querer saber “basta haver a vontade do aluno, em um ato de inteligência”. Extinguindo o conhecimento apenas do mestre e sim, junto ao mestre.
Próximo a linha de pensamento de Paulo Freire em que o conhecimento é um processo de construção na associação do diálogo (convívio), as práticas socioculturais e políticas e as experiências de vida individuais no sentido do reconhecimento do eu e no que posso fazer para a libertação.
A educação hoje, toma um rumo bem diferente de seu início. Pois, concretizou os ideais filosóficos e psicanalíticos para um conhecimento crítico, conscientizado e de oportunidades.
Assim, hoje existe a educação a distância, o EAD, “cujo objetivo, além de democratizar o ensino é promover justiça social, inclusão dos menos favorecidos, bem como a emancipação e solidariedade”.
O EAD aborda a visão emancipadora onde o aluno lê o texto no seu contexto, analisa e faz conclusões do que compreendeu, tendo o professor o papel de animador da inteligência, incentivando um pensamento reflexivo.
Sendo o aluno, co-autor do conteúdo e nas participações da aprendizagem coletiva em redes e aulas presenciais.

Polo: Cachoeiro de Itapemirim/ES. Agosto de 2010
Grupo: Beraldina Aparecida Rodrigues Souza
Gessiedna Pereira de Souza Silva
Ieda mardgan Games
Raquel Gava Filgueiras
Disciplina: Metodologia em EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário